Livros em série #1: Dexter

O famoso serial killer Dexter é um dos melhores personagens atualmente - irônico, inteligente e bem-humorado - o pesadelo dos assassinos é realmente fascinante.
A série de livros inclui, por ordem de lançamento: Dexter: A mão esquerda de Deus; Querido e Devotado Dexter; Dexter no Escuro; Dexter: Design de um Assassino; Dexter é Delicioso. O autor soube retratar de forma muito detalhada o ambiente da polícia de Miami, a mente de um assassino em série, aliada a todas as formas de esconder esse segredo. O primeiro livro inclui alguns da criação do próprio Dexter, como seu pai adotivo o treinou para matar criminosos que, por algum motivo político, escapassem da polícia ilesos. Dexter não tem emoções e para manter seu disfarce como analista de borrifos de sangue precisa se dizer apaixonado por sua namorada, Rita, com a qual mantém uma relação de "amigos". O seria killer também ajuda Deborah, sua irmã de criação e policial, a desvendar alguns crimes instigantes que acontecem na cidade que são de autoria do assassino do "caminhão de gelo". Porém, o estilo deste é muito parecido com o do próprio Dexter, este último começa a imaginar se não foi ele mesmo quem cometeu os crimes num momento de delírio...
Os próximos livros seguem na mesma linha, centrando-se nas pequenas aventuras de Dexter e o mesmo ajudando a sargento Debs a desvendar alguns crimes que andam chocando Miami. O segundo livro, na minha opinião é o melhor, onde o "sossego" de Dexter é perturbado por um doutor que opera suas vítimas, inclusive policiais, mantendo as mesmas acordadas e de frente para o espelho enquanto retira todos os seus membros. 
Até aí, a série estava perfeita, porém o terceiro livro é um pouco decepcionante, onde Dexter, muito cético e sem emoções se vê de frente com uma seita religiosa por deuses antigos e o livro perde totalmente o rumo.   
O passageiro das trevas, que é como o Dexter denomina seu instinto assassino (por assim dizer), o abandona completamente, deixando Dexter e os filhos de Rita em perigo. 
No quarto livro, Dexter se casa com Rita, ao mesmo tempo em que se vê de frente para obras de arte feitas com pessoas assassinadas. Com a volta do passageiro das trevas, nosso assassino preferido está louco para sair à luz do luar. 
O quinto livro e último até agora, traz Dexter tentando ser um pouco mais humano porque agora ele tem uma filha e, sim, ele realmente ama ela!! O Querido Papai Dex tendo sentimentos... ao mesmo tempo em que uma irmandade de "vampiros" adolescentes fascinados por Crepúsculo se mostra especialmente interessada em Dex. Afinal, Dexter é delicioso!
Jeff Lindsay realmente consegue nos fazer amar um personagem que é quase o vilão da história...
Avaliação para a série: 4 estrelas, pois o 3º livro perde o fio principal.
E, sim, eu adoro o Dexter e indico muito!


7 comentários:

  1. Eu tenho uma vontade MONSTRO de ler os livros! Sério! Porém, quero encontrar uma promoção e ler todos de uma vez, porque acho que eu não iria aguentar ler só o primeiro. Sério, quero DEMAAAAAAAIS ler!
    Beijos, Ni
    ninhadaliteraria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ni eu também tenho muitaaaa vontade ler mas ainda não tive a oportunidade =/ Um dia a gente consegue rsrsrs
      obrigada pela visita
      beijos =D

      Excluir
  2. Nossa Dexter é tudo s2 sou apaixonada por ele *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Cida, existe serial killer mais perfeito? Não, não existe!
      :*

      Excluir
  3. Oi... Há tempos eu quero ler essa série, mas eu sei que meu tempo é muito "Curto" (pra leitura), então sei que ia demorar séculos até que eu lesse tudo... Acompanho a série de TV recentemente, e julgo ser uma das melhores!
    Eu sei que o papo aqui é sobre os livros, porém, você saberia me dizer se a série televisiva segue à risca os livros? Se não, vou imediatamente pausar as assistidas e começar a ler (será algo vagaroso, beirando 3 páginas por dia, rsrs, mas me proponho ao desafio, rsrs)... Por favor, se puder, dê sua opinião.
    Muito grato! E ah, boa resenha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série se parece um pouco nos aspectos da personalidade do Dexter, acho que ele é mais inteligente no livro, menos sentimental e mais engraçado, com certeza! Os dois primeiros livros são os meus favoritos :)
      Como nunca terminei de assistir a primeira temporada (acho que tô no ep 10) não sei muito sobre ela, mas prefiro o livro. Tirando o 3º livro que eu não gostei muito, os livros são perfeitos *-*
      Eu, com certeza, recomendo!

      Excluir
    2. Os acontecimentos, pelo menos os do 2 livro são bem diferentes da série, pelo que eu soube :)

      Excluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)