Resenhando: Nas asas da borboleta


Livro: Nas Asas da Borboleta
Autora: Ivi Campos
Avaliação: 4 estrelas
Leia a sinopse no Skoob
Compre o livro
Primeiramente, apesar de ter ficado realmente curiosa sobre o livro, achei que Nas asas da borboleta fosse mais um livro somente reflexivo, com aquele tom de lamentação e de volta por cima, que eu geralmente acho interessante (se não for naquele tom maçante), mas me surpreendi totalmente. É um livro bem pé no chão, isto está totalmente de acordo com o que eu falei no post sobre a parceria. Vou contar um breve resumo...
            Natália é uma fotógrafa, que relativamente se deu bem na vida, me refiro ao fato de conquistar sua independência e ter o seu próprio negócio, sem ter nem cursado faculdade. Ela tem um enorme desejo de ser mãe, é o maior sonho da vida dela. Ela conhece um cara – Víctor – e instantaneamente se sente emocionalmente apegada a ele e vice-versa. Depois de algum tempo namorando, os dois se casam e aí Natália se vê tendo sua vida virada e revirada e virada novamente pelo avesso. Ela precisa descobrir como ser o que precisa para si, entender seus sonhos e buscar lutar pela sua felicidade.
Quando eu digo que a vida de Natália foi revirada entendam como se tudo aquilo que estivesse ali para você, fosse apenas uma ilusão. É assim que ela se sente. E o que ela vai buscar é se sentir melhor, esquecer. Tentar resolver o problema, buscando a solução sozinha. O que eu mais achei lindo foi a profunda amizade dela e do Henrique. As cenas que eu mais gostava eram as dele sempre lá, cuidando dela. Ele é o amigo gay que não dá brecha, os dois são muito amigos e se entendem muito facilmente.
Até aí, eu sabia qual era a do livro. Aqui chega a parte onde a autora me deu pistas de onde ela queria chegar e eu saquei onde aquilo ia dar. Fiquei naquela tensão o tempo todo para saber onde ia dar e como a personagem ia contornar um problema tão peculiar quanto o dela. Nunca tinha lido nenhum livro que se tratasse especificamente desse assunto e achei muito interessante saber como é o sentimento de alguém que sofre disso. Vocês vão me perdoar por não falar que problema é, mas acho que já revelei o bastante para atiçar a sua curiosidade.
Uma coisa que eu gostei muito foi que a Natália, apesar do referido problema, não se deprecia. Não é uma daquelas mocinhas bobas sem um pingo de autoestima. Ela é bastante corajosa e tenta estar bem consigo. Achei-a até uma pequena, mas simpática protagonista. Pequena no sentido de baixinha mesmo. Quem leu o livro, entenderá.
Falando nisso, senti quase como se fosse minha descrição física na descrição da protagonista, exceto os cachinhos, olhos azuis e sardas, ela me descreveu :O.
Essa semana, eu vi a resenha de um livro brasileiro (não lembro nem em qual blog era e nem sobre qual livro era, se alguém se identificar, avise nos comentários), na qual a blogueira falou que os nomes dos personagens da trama estavam tal como gostamos, sem aquele brasileiro forçado de Maria e João ou José, e sim com nomes típicos, mas menos apelativos (ela também não disse com essas palavras, mas foi essa a essência da mensagem). Foi exatamente isso que eu encontrei no livro da Ivi, nomes legais, sem aquela coisa forçada, e ainda com típicos sobrenomes brasileiros. Tem a Natália Silva, Henrique Martins, Víctor etc. *Achei isso uma observação interessante
Torço realmente para que ele ganhe mais espaço, porque a história é boa o suficiente para isso. A borboleta na capa e o título tem muita relação com o conteúdo, gostei. Eu detectei alguns erros básicos de ortografia ou concordância, mas nada que dificulte a leitura. São coisas que eu relevo. Entendo completamente as dificuldades que a Ivi pode ter tido para conseguir publicá-lo.
Senti-me estranha lendo um livro que uma pessoa que eu tive contato virtual maior antes de saber que era escritora. Foi engraçado. Conheci a Ivi no Amigo Secreto de Blogueiros e é, sem dúvidas, uma pessoa muito legal. Senti-me estranha porque a todo momento ficava imaginando se ela escreveu isso baseado numa experiência dela ou se foi tudo imaginação, ou se ela se descreveu, impondo na personagem um sentimento de adoração verdadeiro pela maternidade e se ela sente isso também. Acho que sim pra essa última hipótese :DD.
            Portanto, o livro foi realmente bom, depois que você deslancha, a leitura flui muito bem e concedo 4 estrelas na minha pequena (ou nem tanto assim), mas simpática avaliação USHAUSHUA. Espero que leiam e que compartilhem comigo o que acharam. Beijos.

8 comentários:

  1. Eu também não gosto de encontrar nomes tão apelativos em livros nacionais, isso já é ponto bem positivo para esse livro.

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  2. Qdo soube desse livro fiquei curiosa pra ler. A sinopse me chamou atenção e a capa tb é muito fofa. Talvez um dia eu leia.
    Adorei a resenha! Super esclarecedora e me fez ficar com a impressãod e que é melhor do que eu imaginava

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo espaço, obrigada pelo apoio e sobretudo, obrigada por ter dado a Natália e ao Henrique,a oportunidade de entrar na sua vida. Um pequeno, mas simpático carinho da minha parte!!!! ( Será que este bordão vai pegar?) bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju! Adorei sua resenha flor! Esse livro realmente merece ter mais espaço e ser lido por mtos leitores! A escrita da nossa querida Ivi é bem fluída e gostosa. Funciona muito bem para qualquer um!
    O Henrique é tudo né!! *.*
    Você citou os nomes dos personagens, pois é, eu acho que ela colocou Henrique Martins por causa do ídolo dela, o Rick Martin!! uhahau é isso mesmo Ivi?
    Parabéns pela resenha Ju!
    Grande beijo
    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Samy, qualquer semelhança é mera conhecidência... kkkkkkk Vocês são umas fofas!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju.

    Nossa, eu não julgaria que esse livro era tão bom pela capa. Sério, a capa é simples, o título também, mas o conteúdo... Não gosto de personagens com nomes forçadamente brasileiros, gosto de nomes comuns e bonitos - personagens que criei: Caio, Ricardo, Vagner, Lílian, Christina, Bárbara, Marina, Poliana, Elisa, Clara, Pedro, Luís, etc.

    Ai, amei a resenha! Estou babando por esse livro. Parabéns a Ivi! =D

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ter uma história incrível, fiquei realmente tentada a lê-lo, sua resenha ficou maravilhosa ! ^^

    beijos!

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  8. Ju, fiquei muito curiosa! :)
    Essas voltas que você deu não revelando "o problema" da protagonista, me fez ter muita vontade de ler.
    Pela sua resenha, quero muito lê-lo!

    Beijão
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)