Resenhando: Divergente

Livro: Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Avaliação: 5 estrelas; Favorito.


Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.




Oláááá pessoas :D
Li Divergente já faz um tempinho, mas estou resenhando só agora. Não se preocupem que eu não perderei detalhes, pois este livro é logicamente inesquecível. Eu e toda a minha paixão por distopias curtimos isso <3.

“Eu gostaria de poder dizer que me sinto culpada pelo que fiz.
Mas não me sinto.”

O livro se inicia em uma Chicago futurista em que não há muitos problemas de governo, já que o sistema é divido em 5 facções, Abnegação, Audácia, Erudição, Franqueza e Amizade, sendo que a Abnegação é a facção que governa, pois como o próprio nome já diz tem como principal característica o altruísmo. É um sistema baseado na escolha da própria pessoa, aos 16 anos, em que ela se identifica com o facção de acordo com testes e a iniciação na facção de sua escolha.

Beatrice nasceu na Abnegação, mas assim como seu irmão Caleb, precisa fazer uma escolha, continuar na Abnegação com suas roupas e seu corte de cabelo sem graça, a característica de pensar em outras pessoas antes de si mesma etc., ou ir para outra facção, onde pode ter mais aventuras, conviver com pessoas que ela se identifique mais. O problema é que seu pai implica com essa escolha e ela não imagina o que pode acontecer...

Divergente é uma narrativa muito empolgante, onde os acontecimentos se sucedem rapidamente e há momentos que você perde o fôlego. O começo é mais lento, mas não deixa de ser emocionante. Beatrice, que assume o nome de Tris Prior precisa esconder alguns segredos das pessoas que estão muito perto. 

Logo na cerimônia de iniciação da facção, ela conhece figuras pouco amigáveis e um cara muito lindo, Quatro. Começa a rolar um clima, Tris vai se apaixonando e as coisas começam a acontecer de verdade. Ela tem que passar por muitas provas e correr muitos perigos.

Em suma, essa distopia é apaixonante e me conquistou de verdade. Não aguentei e li em um dia só, não deu para dormir não :P. O trabalho da Rocco foi ótimo, a diagramação foi linda, porém acho que a capa podia ter sido um pouco mais destacada, na foto se tem uma impressão melhor do que realmente é. 


“Sou egoísta. Sou corajosa.”



4 comentários:

  1. Eu ainda não fui fisgada pelas distopias. Não sei o que acontece mas parece que falta algo.
    Talvez por isso Divergente não tenha chamado minha atenção no lançamento.
    Mas depois de ler fiquei um tanto que curiosa. Quem sabe mais para frente dê uma chance ;)

    Beijinhos
    Lica

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Estou simplesmente louca para ler este livro já faz um tempo, a vontade só aumenta...
    Gostei da sua resenha.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah se não fosse uma distopia...
    Não consigo ler distopias, já tentei, mas não rola
    Mas a resenha ficou ótima!

    Me visita também: http://estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aii quero tanto ler esse livro, eu comprei, mas ainda não tive tempo =/
    Estou adorando essas distopias, o gênero com certeza me pegou *o*
    A capa dele também acho linda e sua resenha me fez lembrar que preciso lê-lo LOGO :D

    Beijão!
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)